Tal como no ano passado, inauguramos aqui um série de posts dedicada a filmes nomeados para Óscares da Academia de Hollywood. Este ano serão lançados respeitando a cronologia pela qual foram vistos.
Um pouco no seguimento duma linha muito própria, Wes Anderson
vê-se, finalmente, reconhecido de forma clara pela industria e pelos críticos.
Nove nomeações para os Óscares da Academia e, consequentemente, o filme mais
nomeado é uma vitória em si, ou não? É a terceira vez que Anderson é nomeado
para a estatueta de argumento original, sem nunca ter ganho. Por aí não se
espelha o grande reconhecimento! Seis das nove nomeações são em categorias
técnicas. Nenhuma das representações chegou para nomeação! O grande
contentamento de Anderson terá que vir, certamente, das nomeações para melhor
realização e melhor filme e, relativamente a essas, posso dizer que
dificilmente ganhará, ou melhor, não ganharia se fosse eu a decidir.
Como disse, este é um filme que segue uma linha habitual em
Wes Anderson, que o escreve, realiza e produz. Vi Os Tenenbaums que há quase
quinze anos já marcava o seu estilo. O Darjeeling Limited também não foge da
linha. Entre os dois colecionaram, calma... uma nomeação para os Óscares! O que
mudou agora? Na minha opinião nada! Confesso que estes filmes não me satisfazem
por completo mas são agradáveis de ver. Os argumentos são extremamente bem
escritos mas o absurdo das histórias e das personagens não me convence. Os
efeitos visuais e as cores chegam a deliciar a vista mas... e a história?! Enfim,
não é bem a meu gosto mas admiro Anderson pelo seu estilo próprio e por haver
qualidade no seu trabalho, só não percebo a histeria agora, ao cabo de vinte
anos! Nomeações para fotografia e argumento teriam sido suficientes, com fortes probabilidades
de ganhar na segunda.
The Grand Budapest Hotel - Trailer
IMDB
Rotten Tomatoes
RECOMENDO COM EXPECTATIVAS MODERADAS E GOSTO PELO ABSURDO
O argumento é a história. Gostas como lhe é dada vida no guião e aí concordo. Mas num bom filme espera-se que o espectador se emocione. E esta história, com personagens absurdos como somos todos quando à vista microscópica, permite que assim seja das mais variadas maneiras. Mais a mais, um filme que estreia há tanto tempo e ainda assim é considerado como foi, só atesta a sua qualidade, bem como a minha perspicácia quando te disse na altura que aquele era para óscar. Estás a sentir? :b
ResponderEliminarVamos por partes...
ResponderEliminarO argumento não é a história.
Um bom filme, na minha opinião, é um filme que te permite abstraires-te de tudo e viveres a trama como se lá estivesses. Este filme não me fez isso "das mais variadas maneiras", nem perto disso!
Confirmo que tiveste "a visão" para este filme mas pergunto-te, já viste algum outro filme do Wes? Se sim, concordas com o que escrevi? Ou o Wes é um paixão recente para ti?
Yooooo
Eu tenho uma paixão é pela Sandra Bullock.
ResponderEliminarBest screenplay traduz--se na realidade em melhor guião, ou roteiro. O argumento é a história antes de ser dividida em cenas, som, pontos de vista etc... O guião. Acho que é assim mas posso estar enganado.
Desde os tenenbaums para cá, vi todos e de todos gostei. O tom dos seus filmes é peculiar, e por assim ser secalhar não é fácil sentir-se ligação a algo que é interessante mas estranho. Numa obra homogénea na qualidade e no estilo como disseste, este último é a meu ver o mais bem conseguido. Entendo estas nomeações como o reconhecimento disso mesmo. Não acho que seja histeria..