sábado, 7 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - Invencível

Muita publicidade se fez à realização de Angelina Jolie e ao argumento (adaptado) dos irmãos Coen mas, sinceramente, estava à espera dum flop e pouco melhor foi do que isso. A história retrata o período em que Zamperini (Jack O’Connell), um promissor atleta americano, já olímpico, é feito prisioneiro pelos japoneses, na segunda guerra mundial, após ter estado 47 dias à deriva no oceano Pacífico como resultado dum acidente aéreo. Só o momento da deriva no oceano dava um filme mas não me pareceu bem explorado. O cativeiro tenta mostrar as diferenças culturais entre japoneses e ocidentais e as dificuldades inerentes a qualquer prisioneiro de guerra. Watanabe, o comandante japonês do campo de prisioneiros, é retratado como um oficial frustrado que desde o primeiro minuto de Zamperini no seu campo o fez passar por terríveis momentos de sofrimento.
Este é um filme que podia ser inspirador mas não é. A história tinha potencial que Jolie não conseguiu transformar em cinema de qualidade e tudo me pareceu forçado, nomeadamente as interpretações de O’Connell e Ishihara. Como não conhecia a história de vida do protagonista, posso dizer que o único interesse que tive durante o filme foi o de perceber se Zamperini conseguiria, ou não, sobreviver.
As três nomeações técnicas já foram uma vitória. Até é forte candidato ao Óscar de fotografia mas ter uma estatueta no currículo seria uma tremenda injustiça!

Unbroken - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

NÃO RECOMENDO

Sem comentários:

Enviar um comentário