domingo, 15 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - O Jogo da Imitação

Gostei de ver este filme mas tinha as expectativas demasiado altas o que, geralmente, acaba por fazer com que me desiluda. A história já era conhecida, até há um filme de 2001 (Enigma) sobre o mesmo tema. Ainda assim, este é bem melhor, nomeadamente nas interpretações mas também na realização e algumas subtilezas que achei interessantes.
Neste filme não vemos apenas o esforço de Alan Turing para quebrar a codificação das máquinas alemãs Enigma, viajamos pela sua vida, antes e depois da guerra, e ficamos a conhecer o que o levou a seguir o caminho que seguiu e a tomar as decisões que tomou, além de, claro, ficarmos com uma noção clara do seu génio ímpar e da sua contribuição para a vitória aliada no conflito.
Benedict Cumberbacht é um ator fantástico. Já tinha provado isso em cada papel que aceitou fazer e, mais uma vez, esteve à altura da sua curta mas já impressionante carreira. É, sem dúvida, um dos principais candidatos a levar para casa a estatueta e terá como principais rivais Eddie Redmayne e Bradley Cooper. Confesso que não conhecia o realizador, Morten Tyldum. Não levará o Óscar mas fiquei agradado com o que vi. Estarei mais atento aos próximos capítulos da sua carreira.
Quanto às subtilezas de que falei, no inicio do filme Alan Turing é visitado pela polícia em sua casa e alerta os detetives para cianeto espalhado no chão. Investiguem e digam-me lá se isto não foi mesmo bem metido!
Resta-me dizer que a história de vida de Turing impressiona e revolta e o filme consegue puxar por esses sentimentos sendo com base nisto que digo que este é um dos bons filmes deste ano embora, na minha opinião, não mereça ser muito premiado, muito menos como melhor filme.

The Imitation Game - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO BASTANTE A QUEM NUNCA OUVIU FALAR DE ALAN TURING

Sem comentários:

Enviar um comentário