segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - O Repórter da Noite

Este foi um dos filmes que mais gostei de ver nos últimos tempos, e tenho visto muitos! É um filme desconfortável que nos faz desligar do que está à nossa volta e entrar na noite citadina repleta de acidentes e crimes de sangue. A história é dark, muito dark, e é alimentada por uma personagem de mente distorcida e perfil sociopata. Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) vê-se obrigado a roubar de tudo para ganhar a vida mas não é por falta de tentativas ou capacidade que não consegue um emprego. Apesar da vida que leva, sempre se dedicou a estudar e a estar informado para poder corresponder às expectativas dum eventual empregador. Esse momento nunca chega e Bloom agarra uma oportunidade que desconhecia existir, filmar resultados sangrentos de acidentes rodoviários e crimes logo após estes terem acontecido e enquanto a polícia ou os bombeiros ainda trabalham nos locais. As imagens são chocantes mas Bloom e Nina (Rene Russo), uma jornalista experiente, não se deixam impressionar e promovem as suas carreiras com base nisso. Mas Bloom está disposto a ir mais além para ter sucesso e eliminar a concorrência.
Jake Gyllenhaal está feito um caso sério de um ator capaz de fazer papéis diferentes e complexos com interpretações de níveis extraordinários. É de uma injustiça tremenda que não tenha sido nomeado para um Óscar com este filme. Já o argumento foi nomeado, e bem. A história desenvolve-se de uma forma em que parece que estamos a adivinhar o que vai acontecer de seguida mas nem queremos acreditar. Talvez este filme peque por não ter um final grandioso, visto que os níveis de adrenalina vão sempre crescendo, mas, por outro lado, é perfeitamente coerente com o resto da história.
O Repórter da Noite é, para mim, um dos melhores filmes deste ano embora num registo diferente dos restantes e pouco comercial.

Nightcrawler - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes 

RECOMENDO A PESSOAS NÃO IMPRESSIONÁVEIS E APRECIADORES DO GÉNERO

Sem comentários:

Enviar um comentário