quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância

Este é, porventura, o filme que terá originado mais opiniões contraditórias. Há quem tenha adorado e achado um dos melhores filmes que já viu como há quem considere o filme estapafúrdio e desinteressante. Eu estou dos dois lados da barricada... acho! Na verdade continuo sem ter uma ideia clara sobre a minha opinião do filme como um todo, por isso, vou falar do que achei por partes.
Das sete principais categorias, foi nomeado para seis. Produção (Melhor Filme), Realização, Argumento Original e três de interpretação. Além disso, foi também nomeado para três categorias técnicas, Fotografia, Mistura e Edição de Som que o colocaram como o filme mais nomeado do ano. A realização é excecional no sentido em que o ritmo do filme e a abordagem visual dão vida às personagens e são congruentes com o cenário e a história. O argumento é extremamente bem escrito. As interpretações são, na generalidade, muito bem conseguidas com destaque para Edward Norton que esteve, como já nos habituou, genial e também Emma Stone. Michael Keaton, que eu aprecio desde que interpretou Batman, desiludiu-me um pouco. Achei-o algo exagerado ou, como dizem os americanos, entrou em overacting! Das categorias técnicas tenho sempre alguma dificuldade em falar mas posso dizer que adorei a escolha musical. Aquela bateria ritmava os momentos de tensão de forma brilhante. Mas para considerar um filme como melhor do que os outros preciso de aceitar, para mim, que a história é interessante , que me move e não posso deixar de perceber qual o intuito de Iñarritu, que escreve, realiza e produz. E é precisamente neste ponto que tenho dúvidas. Há filmes que abordam fantasias ou distúrbios mentais como se fossem reais mas a realidade é percetível e há outros que entram por completo no irreal, na ficção fantástica sem se preocuparem com as leis mundanas. Tanto uns como outros, sendo bons, terão que ser coerentes e é aí que eu acho que Birdman falha, não é coerente com a própria história. Senão como explicar o que se passa quando Sam (Stone) entra no quarto, na cena final, vai à janela e olha para baixo e para cima com a expressão que tem na cara? Uma coisa ou é real ou é imaginária e eu senti nesse momento que precisava de ver o filme outra vez porque o que eu tinha pensado que era imaginário afinal seria real aos olhos de Sam! É difícil explicar sem revelar a história do filme mas quem já viu perceberá e terá a sua opinião sobre esse momento.
Uma das críticas feita a este filme é de que retrata em pormenor as vicissitudes do mundo do espetáculo deixando quem não pertence a esse mundo sem o perceber em profundidade e sem interesse. Eu diria que essa crítica é absurda senão só nos interessaríamos por assuntos que já conhecemos. Ainda assim, veremos se o facto de quem vota se sentir relacionado com a história, por pertencer ao mesmo mundo, não terá influência na votação!
Birdman é, sem dúvida, um dos filmes do ano, só é pena que ainda não tenha conseguido fazer sentido dele!

Birdman - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO COM MENTE MUITO ABERTA

Sem comentários:

Enviar um comentário