terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - Selma: A Marcha da Liberdade

Martin Luther King Jr. foi uma personalidade ímpar do séc. XX americano e o líder maior de uma revolução, com paralelo apenas no indiano Mahatma Gandhi, que conseguiu colocar na agenda política a questão dos direitos cívicos dos negros que, embora já consagrados na constituição, tinham claras restrições à sua aplicação nos estados do sul.
MLK teve vários momentos emblemáticos na sua curta vida e ganhou dimensão política com base na sua capacidade de inspirar e arregimentar pessoas e grupos com os seus discursos incisisvos e inflamados. O discurso "I Have a Dream", após a marcha sobre Washington DC, em frente ao Lincoln Memorial, é, certamente, o mais conhecido de todos mas muitas foram as lutas de MLK e algumas, como a marcha de Selma para Montgomery, muito perigosas e com confrontos que levaram à morte de várias pessoas. Este filme lembra várias dessas lutas. Embora pareça, inicialmente, quase um documentário, acaba por se desenvolver da forma inspiradora que MLK falava às massas. Além disso, retrata várias reuniões com os seus colaboradores do SCLC em que discutiam táticas e estratégias, nomeadamente, o que fazer para quebrar a resistência do xerife de Selma e do governador do Alabama. As conversas com o presidente Lyndon Johnson também ajudam a perceber os desafios políticos daquele período histórico para os americanos, em especial a gestão mediática da cada vez menos popular guerra do Vietname.
Selma foi nomeado para as categorias de Melhor Música, com Glory, e melhor filme. Se na primeira terá as suas chances de ganhar, não sendo uma vitória importante, a segunda nomeação foi uma total surpresa. O que não teria sido uma surpresa era a nomeação de David Oyelowo (MLK) para a categoria de Melhor Ator. Não ganharia mas a nomeação teria sido um prémio justo para um ator que conseguiu encarnar de tal forma a personagem que parecia mesmo o próprio, até pelas suas semelhanças físicas.
Sobre as lutas e a vida de MLK podem continuar a fazer-se filmes porque conteúdo não faltará. Este é um dos bons filmes feitos sobre MLK e é um dos bons e interessantes filmes deste ano.

Selma - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO NOMEADAMENTE A QUEM NÃO CONHEÇA ESTA LUTA

Sem comentários:

Enviar um comentário