segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - Boyhood: Momentos de uma Vida

Estamos na presença dum filme que, certamente, ficará para história do cinema. Tenho que dizer que acho Richard Linklater um génio da sétima arte. Foi ele o responsável pela trilogia Antes do Amanhecer, Anoitecer e Meia-Noite, filmes geniais e em tudo parecidos com Boyhood, não na história mas na qualidade dos argumentos e na chocante realidade que nos apresentam. Linklater é argumentista, realizador e produtor em Boyhood, está nomeado para as três categorias e, se dependesse de mim, levaria as três estatuetas.
Boyhood é um filme invulgar porque retrata doze anos da vida dum rapaz, Mason (Ellar Coltrane), mas filmado em tempo real, ou seja, as filmagens começaram quando o rapaz tinha seis anos e terminaram quando já tinha dezoito. Naturalmente, os restantes atores também foram envelhecendo à frente da câmara o que dá uma noção de realismo absolutamente inédita. Se a isto juntarmos o génio de Linklater para escrever argumentos brutalmente reais, temos a receita para um filme que ficará nos anais da história cinematográfica. A história pretende retratar uma infância e juventude algo atribulada como consequência das dificuldades dos pais em manter alguma estabilidade nas suas vidas.
Os pais separados de Mason e Samantha (Lorelei Linklater, filha do realizador) são protagonizados por dois atores fantásticos, Ethan Hawke e Patricia Arquette, que estão, como não poderia deixar de ser, perfeitos. Estão nomeados como atores secundários mas duvido que ganhem numa ano em que estas categorias têm representações fortes, ainda assim, seria de toda a justiça se a academia os premiasse.
Resta apenas dizer que a nomeação para a categoria de Melhor Montagem terá que ser ganha por Boyhood. Nem consigo imaginar o que foi montar um filme com doze anos de filmagens! Isto para não falar em eventuais evoluções técnicas que tivessem dificultado o trabalho.
Boyhood: Momentos de uma Vida é, na minha opinião, o filme do ano e um dos melhores filmes da história do cinema.

Boyhood - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO SER VISTO INÚMERAS VEZES

1 comentário:

  1. Concordo quase a 100%.
    É um épico... um "épico" diferente. Comove pela simplicidade, pelo realismo, pela proximidade com a história da vida de todos nós que em certos momentos também daria um bom filme. Contudo... faltou-me algo. Raios partam as expetativas!
    É a melhor representação do Ethan Hawke até ao momento. Espero bem que ele ganhe o oscar mas quanto às restantes nomeações do filme, com exceção da montagem que concordo que terá de ganhar, não aposto.

    ResponderEliminar