sábado, 14 de fevereiro de 2015

Óscares 2015 - Sniper Americano

Mais um filme de guerra americano. Mais um herói de guerra. Mais do mesmo? Não, sem dúvida que não. Clint Eastwood é um mestre da sétima arte e a passagem da frente para trás das câmaras só veio beneficiar a industria. Mais um vez, como já nos habituou, as suas personagens mostram uma complexidade acima do normal, muito mais se considerarmos filmes de guerra, e é muito por esta razão que gosto dos filmes de Eastwood. Tal como em Cartas de Iwo Jima e Bandeiras dos Nossos Pais, não vemos aquele hollywoodismo exagerado com tudo a explodir e bocados de corpos por todos os lados. Antes, aborda muito o lado psicológico e emocional dos conflitos armados e as consequências daí decorrentes. Parecem-me filmes muito mais em contacto com a realidade.
Neste filme, baseado em eventos reais, Chris Kyle (Bradley Cooper) é um patriota que teve uma educação rígida e com valores muito bem definidos. Quando chega o momento de defender o seu país, Chris torna-se um sniper de elite responsável por salvar inúmeros soldados americanos na guerra do Iraque. Mas a guerra entra-lhe nas veias e não é fácil voltar para casa!
Bradley Cooper tem uma interpretação perfeita. Começa por ser um cowboy texano mas acaba por tornar-se um sniper de elite e uma referência para imensos soldados. Pelo meio nunca perde aquele modo de ser calmo e responsável, como quem quer salvar o mundo. A sua pronuncia é, também, muito marcada e, disseram-me, que Eastwood costumava gozar com Cooper porque este nunca saiu de personagem enquanto duraram as filmagens.
Sniper Americano é, para mim, um dos filmes do ano.

American Sniper - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO A QUEM GOSTA DE VER MAIS DO QUE TIROS E EXPLOSÕES

Sem comentários:

Enviar um comentário