sexta-feira, 20 de maio de 2011

The King's Speech - O Discurso do Rei

Já há muito que queria ver este filme, não só pela publicidade que teve, por ter ganho as principais categorias dos Oscars deste ano, mas também porque junta duas características que me agradam num filme: refere-se a uma história real, que eu desconhecia, e de interesse histórico; conta com uma interpretação muito acima da média do protagonista, neste caso, Colin Firth teve a oportunidade de mostrar o que já todos sabiam, que tem qualidade para protagonizar os melhores blockbusters do ano.

Como disse, desconhecia esta história. Pelo que sei, a rainha-mãe, falecida em 2002, deu autorização para que se divulgasse este filme mas pediu que apenas o fizessem após a sua morte, por razões de sensibilidade emocional. Tendo a senhora vivido até aos 101 anos de idade, posso imaginar o desespero dos produtores!

Este filme conta a história do Príncipe de Gales e da sua luta pessoal contra a gaguez, nomeadamente, quando se dirigia ao povo britânico. A enorme representação de Colin Firth, que não parece, em momento algum, forçar a gaguez, conta com a ajuda do sempre genial Geoffrey Rush, o seu médico particular, e da irreverente Helena Bonham Carter, a sua esposa e Duquesa de York. Esta é uma história de superação. Superação dos medos e das inseguranças mais enraizadas no interior do individuo. Superação pelo querer e pela vontade de triunfar. Superação pela genialidade do seu terapeuta e pelo incondicional apoio da sua mulher. Superação pela vitória do bem contra o mal durante a segunda guerra mundial.

RECOMENDO MUITO


Sem comentários:

Enviar um comentário