sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dias da Música

Como habitual neste período do ano, o CCB voltou à carga com o festival de música clássica mais apreciado de Lisboa. Este ano, os Dias da Música foram subordinados ao tema “Da Europa ao Novo Mundo”. Dizem os experts que foi um tema muito bem escolhido porque este período musical é muito rico, um tanto ou quanto revolucionário e embrião do que estaria para acontecer durante o século XX.

Há anos que visito o CCB por altura deste festival mas sou um consumir esporádico deste género musical, trocando por miúdos, gosto mas percebo pouco! Tenho um colega de trabalho que me tem servido de muleta. É ele que me diz o que é bom e quando vai acontecer. É claro que cada um terá os seus gostos e as suas opiniões mas até aqui não me tem deixado mal. Este ano avisou-me de que já estavam disponíveis para compra os bilhetes e sugeriu-me dois concertos que já estavam esgotado (apenas uma semana depois de terem sido postos à venda), o do Laginha com o Sassetti e um tango que nem sei quem eram os intérpretes.
Acabei por ver três concertos no sábado e mais três no domingo, incluindo o de encerramento. O ambiente que se vive pelas ruas do centro transborda cultura mas sempre de forma descontraída, o que me agrada. Se tivesse que conviver exclusivamente com malta toda aperaltada, com vestes de gala, já não teria tanto gosto pelo festival.
Entre concertos ainda deu para testar o novo Citroöen DS3 de 110 cavalos pelas ruas de Belém. Dá uns solavancos jeitosos!

Bem sei que esta mensagem já vem tardia, afinal de contas já passou quase um mês do evento! Ainda assim, aqui fica o roteiro que cumpri com especial atenção para os dois concertos finais, tanto do sábado como do domingo.

Sábado:
Ensemble Mediterrain – Villa-Lobos, Schoenberg e Saint-Saëns
O Guardador de Canções – Looney Tunes, Merrie Melodies e Silly Symphonies
The Duke Ellington Orchestra – Duke Ellington

Domingo:
Edicson Ruiz e Sergio Tiempo – Piazzolla e outros (contrabaixo + piano)
Schostakovich Ensemble – Fernandes e Dvorák (Filipe Pinto-Ribeiro ao piano + violino, viola e violoncelo)
Concerto de Encerramento – Don Juan de Strauss e Porgy and Bess de Gershwin

RECOMENDO MUITO

2 comentários:

  1. Um Abril sem dias da música não será o mesmo. Porgy and Bess, sendo uma das minhas óperas favoritas, gostei, mas não delirei. Duke Ellington Orchestra não decepcionou.

    ResponderEliminar
  2. Saíste de lá aos pulos a dizer que adoraste e agora estás armada em fina!!!

    ResponderEliminar