sexta-feira, 25 de março de 2011

Visão História

Gosto de ler e tenho por hábito andar sempre com um livro na mão para me entreter nos transportes públicos de casa para o trabalho e volta. Há cerca de um ano atrás decidi modificar este hábito e assinei duas revistas, uma das quais a trimestral Visão História.Fiquei adepto desta revista quando, no verão de 2009, comprei o número 5 para me acompanhar numa viagem de comboio pela Europa. Quando cheguei tratei de fazer a subscrição e comprar os números anteriores. Infelizmente os números 1 e 4 já estavam esgotados (!) e ainda não consegui adquiri-los.

Falando agora um pouco do conteúdo, cada número é dedicado a um tema de interesse histórico, nacional ou internacional, e são desenvolvidas diversas abordagens desse tema. No número 5, fala-se dos preparativos, das dificuldades, do enquadramento político internacional mas também se dá voz aos cépticos e aos seus argumentos. No número 3, faz-se o enquadramento de toda a revolução desde a preparação até à tomada do poder e aos dias de hoje e valorizam-se os argumentos pró e anti Fidel Castro. No número 6, pode ler-se sobre todas as virtudes e defeitos dos regimes comunistas totalitaristas europeus, a relação do estado e dos comunistas portugueses com esses regimes para além das consequências que daí advieram. Ou seja, muito interessante de ler, com muita informação importante e não nos deixa fixado numa linha de pensamento sobre o tema em causa, aborda e explora todas as perspectivas.

Finalmente, existe em Portugal uma revista de qualidade a um preço justo sobre história. Um país como Portugal, com tanta e tão rica história, já merecia uma revista destas.

Números já editados:
1: 1968 – O ANO QUE NÃO ACABOU
2: A QUEDA DE SALAZAR E A ‘PRIMAVERA MARCELISTA’
3: CUBA – 50 ANOS DA REVOLUÇÃO
4: I GUERRA MUNDIAL – PORTUGAL NAS TRINCHEIRAS
5: E O HOMEM CHEGOU À LUA
6: O MURO DE BERLIM E A GUERRA FRIA
7: PORTUGAL HÁ 100 ANOS
8: PORTUGAL E A II GUERRA MUNDIAL
9: 1975 – O VERÃO QUENTE
10: 41 GRANDES FIGURAS DA I REPÚBLICA
11: CONSPIRAÇÕES CONTRA O REGIME


RECOMENDO MUITO

Sem comentários:

Enviar um comentário