domingo, 1 de abril de 2012

Courrier Internacional

Quando, há uns anos, este conhecido título francês se lançou em Portugal comprei a primeira edição e adorei. Na altura, em formato de jornal, foi, para mim, uma lufada de ar fresco no jornalismo de investigação disponível em português. Agora o formato é diferente, uma revista de edição mensal com um grafismo sóbrio mas moderno em que os artigos, ilustrados de forma superior, estão sempre agrupados em cinco temas, Conhecer, Olhar, Saber, Explorar e Desfrutar.

Nº 177 - Novembro de 2010

Agrada-me, nesta revista, que funcione como um apanhado dos melhores artigos publicados na imprensa estrangeira sobre um determinado tema. O tema de capa junta mais artigos com várias visões dos vários lados do assunto mas há, também, outros temas que dão a esta publicação um caráter algo multifacetado. A política não poderia deixar de estar presente mas de uma forma interessante, abordando, muitas vezes, a estratégia,  a geoestratégia, os interesses e as alianças mais do que a simples politiquice partidária a que estamos habituados (e fartos!).

 Nº191 - Janeiro de 2012

Em cada artigo temos, para além do título, uma breve descrição e o jornal ou revista que o publicou bem como a cidade de que faz parte. Para além desta informação temos também o nome do autor, a data de publicação original e o nome do tradutor. Sabendo que esta revista junta artigos de várias partes do mundo e que, posteriormente, terão de ser traduzidos, é fundamental ter conhecimento da data de publicação.
Na edição portuguesa o primeiro artigo é sempre dedicado a Portugal. Na revista nº 193, de Março de 2012, a última que recebi, o primeiro artigo, da responsabilidade do The Washington Post, faz referência a um livro de um autor britânico que relata os dias passados em Lisboa durante a 2ª Guerra Mundial, sem combates naturalmente, e as relações de Salazar com os aliados e os alemães durante esse período. 

 Nº 193 - Março de 2012


RECOMENDO A ASSINATURA

2 comentários:

  1. Acerca do Portugal nos tempos da segunda guerra, recomendo vivamente o filme "Fantasia Lusitana" de João Canijo — parece que, que por enquanto está todo no YouTube:

    http://www.youtube.com/playlist?list=PLC18649DFF8EA5590

    ResponderEliminar
  2. Isso interessa-me, vou ver.
    Obrigado pela dica

    FG

    ResponderEliminar