segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aldeia da Lapa

Já a pensar nas férias deste ano que, tendo em conta os cortes nos subsídios,  terão de ser obrigatoriamente caseiras, lembrei-me de escrever sobre a aldeia mais bonita de Portugal!


Talvez exista alguma falta de imparcialidade na última afirmação, já que é a aldeia onde o meu pai nasceu, mas de qualquer forma, quem já lá foi diz que vale a pena.
Conhecida no mundo religioso pelo Santuário da Nossa Senhora que salvou a pastora Joana, não se restringe a um lugar de fé. Situada no cimo da serra com o mesmo nome, a 915 metros de altitude, tem um carisma e misticismo muito especiais, impossíveis para mim de transcrever. Julgo que as fotos aqui, tomarão um papel preponderante.


A cerca de 50 quilómetros de Viseu, entre Aguiar da Beira e Moimenta da Beira, encontra-se rodeada por quatro Miradouros que marcam os pontos cardeais, onde, pelo que me contaram, se juntavam os peregrinos, que já avistando a torre da igreja, prosseguiam juntos em romaria.


O trigo, o pão de azeite, a bola de carne e o queijo são iguarias imprescindíveis numa visita a esta aldeia, por muito breve que seja. Depois, para esmoer, o ideal é dar uma volta a pé pela serra, descobrir a nascente do rio Vouga, o talefe para os lados do Miradouro de Santiago e, um pouco mais longe mas de paragem obrigatória, os Moinhos do Vouga, onde o rio já adquire um caudal jeitoso e pinta de verde as montanhas rochosas.


Para explorar:
Localização
Blog de Fotografias do Nuno
Página "Oficial"

RECOMENDO MUITO

3 comentários:

  1. Parece um lugar bem agradável , vou tomar nota para visitar

    ResponderEliminar
  2. Nada imparcial, não... Mas fiquei com curiosidade.

    ResponderEliminar
  3. Recomendo vivamente,aldeia rústica,fazendo lembra a época medieval(em especial à noite),de beleza agreste, tranquila onde se respira ar puro,é o meu refugio.az

    ResponderEliminar