quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Fúria das Vinhas - Francisco Moita Flores (2007)

Ao vasculhar possíveis oportunidades numa feira do livro deparei-me com este e agarrei-o de imediato. Não que pensasse que este livro fosse uma obra prima ou uma raridade, apenas desconhecia que o senhor detective escrevesse romances. Tenho ouvido falar muito de Francisco Moita Flores, pelo facto de já ter sido investigador na Polícia Judiciária, pelas opiniões de especialista que tem em alguns casos de polícia mais mediáticos,  mas também pelos guiões que escreveu para séries de televisão que eu nunca tive oportunidade de ver mas que sempre tive curiosidade pelas críticas que tiveram.

Este livro não é mais do que a história que esteve na base da série “A Ferreirinha”. Retrata os últimos anos de vida de Dona Antónia Ferreira em finais do século XIX, a luta contra a filoxera, a praga mais devastadora da viticultura mundial e, em particular, da produção vitivinícola da região do Douro, a sua relação com os governantes, que desprezava, os amigos e a sua família. Este foi um período em que começou a aparecer, na Europa, a relação entre ciência e investigação criminal e este é, também, um dos focos do autor através da curiosa e interessante personagem Vespúcio Ortigão, um bacharel estudioso e despegado de ideias pré concebidas que se interessa por um caso de assassinato.

A escrita de Moita Flores é de leitura fácil mas muito rica. O texto é cativante e o cenário é descrito de forma extraordinária. Posso garantir que vi com uma clareza impressionante os socalcos do Douro, os rabelos carregados rio abaixo, a chuva a cair nas vinhas e tantos outros momentos descritos, assim é a sua escrita.

Comprar aqui

RECOMENDO DE INVERNO, À LAREIRA E ACOMPANHADO DE VINHO TINTO

1 comentário: