quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dormir com os Tubarões no Oceanário

Ser dirigente do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da empresa onde trabalho tem estas vantagens. Proponho uma iniciativa do meu agrado e tenho a possibilidade de desfrutar dela com “apenas algum” trabalho organizativo. Foi precisamente o que se passou com esta ida ao Oceanário de Lisboa. Acompanhados de 16 miúdos espectaculares, divertidos, interessados e interessantes, lá fomos dormir com os tubarões. Aprendemos imenso sobre estes peixes. Aprendemos que não dormem, não podem, é o movimento que lhes permite respirar. Aprendemos que o sangue humano não lhes agrada e que o seu petisco favorito são as focas. Aprendemos que, na natureza, um tubarão alimenta-se apenas uma vez por mês mas no tanque central há banquete duas vez por semana. Aprendemos muitas outras coisas interessantes sobre tubarões mas também sobre os outros peixes.

A cama não era macia (!) e a excitação era muita, a noite acabou por ser mal dormida mas nada disso importou porque de manhã íamos dar duas voltas ao mundo, a volta subaquática e a volta costeira, e ainda teríamos a oportunidade de conhecer os bastidores. E assim foi. A experiência foi fantástica para todos. Dizem que já não tenho idade para estas coisas mas a verdade é que me senti uma criança.

Só tenho que agradecer a disponibilidade e dinamismo da Rita e do Francisco, os dois monitores marinhos, a companhia da Tania e, claro, aos 16 magníficos sempre contentes e divertidos que proporcionaram um excelente espírito de grupo.

RECOMENDO MUITO

1 comentário: