domingo, 29 de julho de 2012

De Viriato ao Berço da Nação #6 (Guimarães)






1 - Nós e o papá (parte I)
2 - A conquistadora
3 - Nós e o papá (parte II)
4 - Património da Humanidade da UNESCO
5 - A fabulosa Ute Lemper na Capital Europeia da Cultura

Chegámos à última etapa deste périplo nortenho e que melhor forma de acabar a viagem do que visitar a atual capital europeia da cultura que é também património da humanidade segundo a UNESCO, pelo menos o seu centro histórico, e a primeira capital deste nosso retângulo. Começámos pelo Paço dos Duques de Bragança, o palácio que fica mesmo ao lado da estátua do nosso fundador, e de seguida, depois de uma Sagres fresquinha (estava muito calor!), subimos um pouco mais na direção do castelo. Estar situado no topo de uma colina confere-lhe uma certa imponência à qual é difícil ser-se indiferente!
Depois, o centro histórico. Não foi à toa que a UNESCO distinguiu Guimarães! Ser português e não conhecer esta bela cidade, extraordinariamente bem conservada, é como ser muçulmano e não querer ir a Meca pelo menos uma vez na vida.
Uma francesinha farçola acompanhada de uma Erdinger foi o mote para nos pormos a caminho em direção à recentemente restaurada Plataforma das Artes, antigo mercado municipal. O espaço ficou fantástico e melhorou com a performance de Ute Lemper, uma artista alemã que interpreta música de cabaret (e não só) ao bom estilo de Edith Piaf e Marlene Dietrich. Acabámos, assim, a noite ao som de uma interepretação magnífica, digna de destaque individual numa próxima publicação.   

2 comentários:

  1. Caros amigos
    Obrigado pela partilha dos momentos mais marcantes da vossa viagem ao "Portugal profundo".
    Estivemos o mês passado em Guimarães e também gostamos muito da excelente recuperação do centro histórico.
    (se ainda tiveres tempo, não deixes de fazer uma visita ao Convento de S.Francisco)
    Um grande abraço
    Quim

    ResponderEliminar
  2. A sugestão já vem tarde mas temos que ter motivos para voltar :)
    A Carminho atua na próxima 6ª em Guimarães, um bom motivo para voltarem

    FG

    ResponderEliminar