domingo, 2 de março de 2014

Óscares 2014 - Nebraska e Filomena

Dois filmes simpáticos que abordam temas profundos, interpretados magistralmente. Um retrata-nos uma história verídica passada na Irlanda há 50 anos atrás e outro uma América profunda. Em ambos a velhice aparece quase como tema central.

Nebraska

Sinceramente estava com expectativas completamente erradas em relação a Nebraska. Pensava que seria um filme enfadonho, demasiado introspectivo, com aquela necessidade de interpretar silêncios que nos deixa aparvalhados (expressão com direitos de autor de Diogo Guerra I) o que me deixava com pouca vontade para o ver. Não sei se culpa destas pré-concepções, acontece que gostei muito do filme, aliás fui gostando cada vez mais ao longo da viagem até Lincoln, porque este filme revela-se aos poucos e o ambiente pesado do preto e branco passa a ser descontraído e bem disposto, culminando num final que... e mais não digo, vejam! Não me parece merecedor do Óscar de melhor filme mas ainda bem que o destacaram este ano porque caso contrário muito provavelmente não o teria visto. Quanto ao Óscar de melhor ator principal, parece-me que Bruce Dern é um forte candidato. Este filme está ainda nomeado para melhor atriz secundária (June Squibb), melhor argumento original, melhor realização e melhor cinematografia.

Nebraska - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO SER VISTO NA COMPANHIA DE AVÓS

Filomena

Filomena é outro filme que nos deixa bem dispostos, apesar dos momentos dramáticos e da história em si. Como é que nos deixa bem dispostos? Uma Judi Dench estonteante! Ela emociona-nos, faz-nos nos rir, faz-nos explodir de revolta e depois acalma-nos. Este é um filme que não vive apenas de um bom argumento mas expande-se com as interpretações dos atores principais. Steve Coogan surge num registo não muito habitual, mas parece-me que se safa muito bem dando mais valor ao facto de neste filme nenhum personagem ser um  estereótipo mas sim uma pessoa com o seu feitiozinho muito vincado. Novamente não me parece merecedor do Óscar de melhor filme mas não me choca que seja um dos nomeados. Novamente, quanto ao Óscar de melhor atriz principal, Judi parece-me uma forte candidata. Restam-lhe ainda as nomeações para melhor banda sonora original e melhor argumento adaptado. Já só faltam umas horinhas para o sabermos.

Philomena - Trailer

IMDB
Rotten Tomatoes

RECOMENDO

Outros filmes deste ano:
Uma História de Amor e O Clube de Dalas
As sequelas de Hobbit, Iron Man, Star Trek e Hunger Games

Sem comentários:

Enviar um comentário