terça-feira, 7 de maio de 2013

O Claustro do Silêncio - Luís Rosa (2002)


Trago-vos agora aquele que é o meu escritor português preferido da atualidade, Luís Rosa. Este é o segundo livro que leio dele. Li Bocage – A vida apaixonada de um genial libertino há uns anos e adorei. Essa oferta de JO e FD foi como uma lufada de ar fresco por ter sido a primeira vez que li um livro deste género. Fazendo-se passar por escritor de romances históricos, Luís Rosa vai mais além e, neste livro (Bocage), coloca o afamado escritor do século XVIII como protagonista ousando dar-lhe discurso direto, ou seja, percorremos a vida atribulada de Bocage, de Setúbal a Lisboa passando pela Índia, sempre na primeira pessoa como se ele estivesse a falar connosco!

O que me leva a gostar deste autor é o excelente nível da sua investigação histórica, a qualidade da sua escrita, empregando sempre termos e expressões usadas à época, e, como disse antes, esta capacidade de promover diálogos e discussões entre figuras que existiram com um rigor histórico aplaudido por historiadores.

O Claustro do Silêncio foi o primeiro romance escrito por Luís Rosa e retrata o período de domínio dos monges da Ordem de Cister que faziam do Mosteiro de Alcobaça o seu centro nevrálgico. Desde a história de Pedro e Inês, passando pelas invasões napoleónicas até à luta fratricida entre liberais e absolutistas, tudo serve de cenário ao protagonista, um frade chamado Elias Cravo que se debate com questões profundas como o conflito entre o domínio tirânico do D. Abade do Mosteiro sobre as gentes dos coutos e todo a prosperidade que os frades traziam àquela terra. A companhia do jovem frei João de Chiqueda é o mote que o leva a dispersar-se pela história do Mosteiro de Alcobaça e pela sua própria história que também contempla Etelvina, Angélica, frei Leão de Alvorninha  e o padre Rufino. Que nomes espetaculares!

Publicações de Luís Rosa:
O Claustro do Silêncio – 2002
O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo – 2004
O Amor Infinito de Pedro e Inês – 2005
Bocage – A Vida Apaixonada de um Genial Libertino – 2007
O Dia de Aljubarrota – 2008
Memória dos Dias sem Fim – 2009

RECOMENDO LEITURA ATENTA COM A CABEÇA DESOCUPADA