domingo, 29 de julho de 2012

De Viriato ao Berço da Nação #6 (Guimarães)






1 - Nós e o papá (parte I)
2 - A conquistadora
3 - Nós e o papá (parte II)
4 - Património da Humanidade da UNESCO
5 - A fabulosa Ute Lemper na Capital Europeia da Cultura

Chegámos à última etapa deste périplo nortenho e que melhor forma de acabar a viagem do que visitar a atual capital europeia da cultura que é também património da humanidade segundo a UNESCO, pelo menos o seu centro histórico, e a primeira capital deste nosso retângulo. Começámos pelo Paço dos Duques de Bragança, o palácio que fica mesmo ao lado da estátua do nosso fundador, e de seguida, depois de uma Sagres fresquinha (estava muito calor!), subimos um pouco mais na direção do castelo. Estar situado no topo de uma colina confere-lhe uma certa imponência à qual é difícil ser-se indiferente!
Depois, o centro histórico. Não foi à toa que a UNESCO distinguiu Guimarães! Ser português e não conhecer esta bela cidade, extraordinariamente bem conservada, é como ser muçulmano e não querer ir a Meca pelo menos uma vez na vida.
Uma francesinha farçola acompanhada de uma Erdinger foi o mote para nos pormos a caminho em direção à recentemente restaurada Plataforma das Artes, antigo mercado municipal. O espaço ficou fantástico e melhorou com a performance de Ute Lemper, uma artista alemã que interpreta música de cabaret (e não só) ao bom estilo de Edith Piaf e Marlene Dietrich. Acabámos, assim, a noite ao som de uma interepretação magnífica, digna de destaque individual numa próxima publicação.   

sábado, 28 de julho de 2012

De Viriato ao Berço da Nação #5 (Braga)





1 - Próximo reforço do SC Braga
2 - Em contactos inadiáveis, junto à Sé
3 - A meio caminho do Bom Jesus

sexta-feira, 27 de julho de 2012

De Viriato ao Berço da Nação #4 (Mirandela e Bragança)





1 - Rio Tua, Mirandela
2 - Ponte Velha de Mirandela à noite
3 - As muralhas do castelo de Bragança
4 - A Torre de Menagem do castelo de Bragança

Continuamos nesta demanda estóica de conhecer os pratos típicos das regiões nortenhas deste nosso Portugal. Em Alfândega da Fé degustámos as famosas "Cascas", semelhante ao cozido à Portuguesa mas a acompanhar surge um tipo de feijão que é seco com a vagem e torna o prato ainda melhor, para quem é fã de leguminosas como eu. Em Mirandela provámos Pacassa no restaurante "Santiago" que desconheciamos tratar-se de um bovino bem apetitoso. O prato surgiu acompanhado com umas batatas fritas com pele e salpicadas de maionese. Uma verdadeira bomba calórica!
Ficámos encantados com Bragança. Valem bem as nove horas de distância (que na verdade já não são) para percorrermos as ruelas do castelo que, até agora, é o mais belo que visitámos. É curioso verificar que, apesar de ter sido erigido em 1187, está em perfeitas condições, muito bem conservado e apto a receber uma donzela à espera do seu cavaleiro!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

De Viriato ao Berço da Nação #3 (Douro Vinhateiro e Trás-os-Montes)






1 - Vista do Santuário de Cerejais, Alfândega da Fé
2 - Um slalom pela vinha Dona Berta, na Quinta do Carrenho
3 - Rio Douro à passagem no Pocinho
4 - Vista do Hotel & Spa "Alfândega da Fé"

Por aqui também está na moda caminhar (ou se calhar sempre esteve). Mulheres, geralmente aos pares, combinam às sete da manhã (ou às sete da tarde, para as que não têm problemas de ficarem abrasadas) quando o sol ainda é fraco mas o calor já é muito. Por entre olivais, cerejais e amendoais, em terrenos que por cá se chamam prédios, lá se caminha meia dúzia de quilómetros para desenferrujar as pernas e ganhar energia para mais um dia na montanha, colhendo pelo caminho algumas ervas que se sabe serem boas para as doenças do fígado e afins, como por exemplo o fiolho - foeniculum vulgare - que é bom de se secar em casa pelo seu cheiro agradável e propriedades diuréticas. Nestas caminhadas aprende-se muito (pelo menos eu) e deixo-vos com uma das superstições destas bandas - tem de se dar obrigatoriamente o nome de Eva à setima filha, para que esta seja saudável.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

De Viriato ao Berço da Nação #2 (Triângulo Beirão)










1 - Miradouro de Santiago, Lapa (meia-noite)
2 - Velharia ou utilitário?
3 - Dentro das muralhas de Trancoso
4 - Bandarra, o Nostradamus português
5 - O Castelo visto de Penedono
6 - Penedono visto do Castelo

De Viriato ao Berço da Nação #1 (Viseu)




1 - Viseu e viseenses
2 - Rua do Comércio

Viseu é uma cidade de pedra escura, com resquícios medievais e, talvez por isso, a melhor hora para a fotografar seja à noite.
Chegámos à hora do jantar e não resistimos ao Arroz de Carqueija no "Cortiço" servido num caçarola de barro escuro que torna tudo mais apetitoso.
O largo junto à estátua de D. Duarte estava pronto para albergar um concerto ao ar livre que atraiu alguma gente ao local salpicando a rua direita e vizinhas com uma passada vagarosa ao ritmo de uma noite quente de Verão que só o norte sabe proporcionar.